Hilda Salomão – Atelier – Salvador – Bahia

O barro já veio integrado ao sangue de Hilda – Por Calasans Neto

Atavismo, cadeia sucessória, DNA e todos esses mistérios que hoje são tratados cotidianamente para mim só possuem um parâmetro: Hilda Salomão.

O barro já veio integrado ao sangue de Hilda, correndo em suas veias desde o tempo de sua gestação, pela grande ceramista Ângela Salomão.

A manipulação e a desenvoltura com que as mãos de Hilda vão dando forma ao barro, tanto em cerâmicas utilitárias quanto na volúpia das curvas, remanescentes barrocas de uma arte ou de um princípio estético da nossa arte colonial, molda a seriedade, qualidade primordial desta artista que continua a encantar a todos, também, com estes recentes trabalhos.

Somos testemunhas do verdadeiro desprendimento e da total fidelidade aos princípios básicos desta arte, que na Bahia cresce respeitando as tradições artesanais vindas de Maragojipe e de todo o Vale do Paraguaçu, onde o barro massapé faz a expressão maior do povo.

O que Hilda faz, no entanto, é mágica. U´a magia onde a eloqüência e o talento andam em total equilíbrio encontrando dentro desta expressão artística a sua posição de independência e descobrindo novos caminhos – a acréscimo de soluções usadas por outros povos – no mais sofisticado emprego de materiais inusitados como resinas, vidros, esmaltes, etc e tal.

Na Bahia há um suficiente número de ceramistas que dignificam a profissão. Pessoas dotadas de qualidades criativas invejáveis, abnegadas e que a cada momento descobrem um novo passo na arte da cerâmica.

Dentro deste panorama, o trabalho de Hilda Salomão apresenta um nível de qualidade que eleva a cerâmica da Bahia a uma posição privilegiada ante a mídia brasileira e revela a grandeza da arte e da natureza humana desta talentosa jovem que, como professora das oficinas de arte do Museu de Arte Moderna da Bahia, generosamente, partilha com seus alunos a técnica e a experiência de toda uma vida.

Calasans Neto
Itapuã, 1° de maio de 2003.

© 2018 Hilda Salomão. Todos os Direitos Reservados
Criação 
ZWA