Hilda Salomão – Atelier – Salvador – Bahia

Hilda Salomão e suas obras – Por Aldo Tripodi

As obras de Hilda Salomão reúnem a síntese de seus longos anos de pesquisa. Lida com a cerâmica, material de alta plasticidade e submete a matéria a uma linguagem própria. Busca salientar um mundo particular, levando o observador a mergulhar em seus sonhos. Atua reduzindo a figuração ao campo do imaginário, sem perder de vista que a obra de arte deve atuar junto ao exercício mental, a uma leitura que deve proceder para uma consagração do juízo. Em sua obra a artista lida com a questão da espacialidade, dosando-a com um lirismo e uma força que emerge e salta aos olhos.

O artista deve buscar na própria obra a sua revelação, sendo ele seu indutor. Entretanto, ao estabelecer a criação, aos poucos ela se torna senhora absoluta e ele, o criador, é o canal por onde flui o seu pensar artístico. As obras de Hilda revelam muito de sua personalidade, evidente é claro. Daí se estabelece a diferença entre quem cria e quem presume criar obras de arte, quando a justa falta da personalidade restringe o objeto criado em alguns casos a mero modismo, em outros à falta de bom senso, o que não ocorre neste caso.

Nos atuais parâmetros, pelos caminhos que arte vem tomando, já existe um movimento encabeçado pelos europeus, de arte pós-conceitual onde o figurativo retoma o espaço. Permita-me dizer que a arte figurativa e suas correntes nunca estiveram fora de atuação. O que se pretendeu foi restringir sua aparição em detrimento de movimentos que reclamavam estabelecer conceitos para a criação da obra de arte.

Definir caminhos ou pré-estabelecer critérios quanto a criação da obra de arte é em sua própria natureza negar a mutabilidade da arte; sua atuação pertence ao campo fenomenológico. Portanto, não se pode definir conceitos e a partir deles estabelecer parâmetros restritivos.

A obra de Hilda não se prende a conceitos. Toma a natureza da arte por ela mesma e dela extrai o que há de melhor: Arte.

Aldo Tripodi
Critico de Arte
Mestre em Teoria e História da Arte/UFBA

© 2018 Hilda Salomão. Todos os Direitos Reservados
Criação 
ZWA