Hilda Salomão – Atelier – Salvador – Bahia

Exposição “Transmutação”

A EXEMPLAR CERÂMICA DE HILDA SALOMÃO

Raros artistas se integram a arte que produzem com a persistência de Hilda Salomão, que fez da cerâmica parte inseparável da sua vida, dedicando-se com afinco à experimentação das inúmeras possibilidades contidas nessa técnica, no intuito de descobrir até onde sua arte pode chegar.

Uma visita ao atelier de Hilda é experiência estonteante. Repleto de trabalhos que comprovam sua lida constante, as transformações que vemos nas peças revela como a artista se afasta do modelo tradicional e desentranha d própria técnica, a originalidade do seu estilo convincente.

Seu suporte é o barro, o mais antigo, cuja execução carece de fogo e de tempo, o que imediatamente associamos à própria historia do homem. Na seqüência das mudanças que vão da referência da forma escultórica de cuidadosa execução, para a informidade e fragosidade aparente dos painéis, surge o acréscimo de elementos da natureza como seixos, e a textura vai se tornando áspera, sulcada de veios e nós. È como se a artista repetisse nesses painéis o inexorável desgaste da passagem do tempo, tão presente nas paredes e muros da nossa cidade.

Nessa exemplar exposição de sua cerâmica, Hilda Salomão nos mostra como qualquer técnica pode evoluir, quando o artista persiste em aprofundá-la.

© 2018 Hilda Salomão. Todos os Direitos Reservados
Criação 
ZWA