Oficinas PERMANENTES

O que é uma oficina permanente?

Desde 1978 a artista plástica e ceramista Hilda Salomão mantém turmas no aprendizado da técnica da cerâmica em seu ateliê, promovendo a terapia através da arte e profissionalizando aqueles que desejam ingressar no mercado.

A Oficina é destinada a todas as pessoas que desejam aprender a elaborar peças em cerâmicas. Não necessita de experiência para iniciar-se na Oficina. O aluno traz as ideias do que deseja produzir e a técnica vai sendo ensinada, passo a passo, para que o trabalho seja executado.

Esculturas, peças decorativas e utilitárias podem ser modeladas à mão traduzindo a livre expressão conciliando arte, terapia, desenvolvimento estético e a criatividade. O processo é artesanal: a modelagem das peças é feita com as mãos e utilizando placas, moldes e também torno. A cerâmica artesanal de alta temperatura é de uma riqueza de efeitos que torna cada peça única que não pode ser totalmente controlada em sua elaboração, nem repetida. São estes efeitos que diferenciam de uma cerâmica industrial onde a tecnologia controla o produto.

Cada participante trabalha em média 4 horas semanais. O aluno poderá começar em qualquer data e é orientado de acordo com a necessidade de cada um, e ao final de cada ano, o ateliê promove a exposição coletiva dos trabalhos executados durante o ano. O tempo de duração das oficinas é de decisão de cada participante tendo em vista que o desenvolvimento técnico e artístico exige tempo e dedicação. As inscrições estão abertas de fevereiro a novembro.